A Cultura Organizacional é o conjunto das práticas, valores, crenças, histórias, ritos, compartilhados por todos que pertencem a organização.
A Cultura Organizacional é tão importante, neste mundo, cada vez mais complexo e em estado de mudança constante, que assume destaque como um dos maiores desafios da Liderança.
A organização para ter sucesso precisa ter as suas pessoas engajadas a sua cultura, através do cumprimento da sua missão e valores e realização de resultados. O líder para cumprir a sua missão e ser bem-sucedido, precisa estudar e compreender, profundamente, a sua organização e os seus elementos (artefatos: estilo de se vestir, móveis, decorações, estilo da estrutura física; crenças e valores expostos: estratégias e os objetivos metas compartilhados pelo grupo; suposições básicas: os sentimentos que alguém assume como se fossem verdadeiros, comportamentos, hábitos enraizados na mente das pessoas dentro da organização) – SCHEIN, 2009
Conhecer e conectar-se a Cultura Organizacional permite realizar uma gestão eficaz, uma vez que pode formar, desenvolver, motivar e reter equipes sinérgicas ao propósito da organização.
Na sua missão de conduzir uma organização, uma diretoria, um departamento, a líder precisa:
- Total clareza do papel de gestão, desenvolvimento, distribuição de papéis da equipe, engajamento e responsabilidade pelos resultados e propagação da Cultura Organizacional.
- Desenvolver equipes colaborativas e ligadas pelo propósito.
- Ter a área de Gestão de Pessoas na estratégia e como parceira e profunda conhecedora das áreas de negócios.
- Desenvolver a Estratégia de Gestão de Pessoas, em conexão, com a Estratégia Organizacional.
- Compreender as competências organizacionais e as competências da sua equipe, bem como pontos fortes e pontos de melhoria.
- Promover as conexões internas por todo o tecido organizacional.
- Ser o Líder Coach da sua equipe.
- Ser um modelo de pessoal e profissional congruente, dentro e fora da organização.
- Proporcionar um ambiente de trabalho harmonioso, instigante e positivo.
- Gerar confiança, segurança e transparência na tomada de decisão.
- Aplicar práticas de gestão modernas e congruentes a organização.
- Comunicação assertiva e transparente.
Liderar necessita compreender a Cultura Organizacional, internalizar a visão, a missão e os valores da organização para que possa ter as pessoas certas, para as posições certas, para realizar de forma colaborativa e conectada as atividades necessárias para obter os resultados organizacionais.
As organizações, nas quais os seus líderes têm esta compreensão da Cultura Organizacional, conseguem resultados extraordinários, pois, todos estão engajados e conectados e possuem uma capacidade diferenciada para mudanças, inovações e melhorias, bem como, encontrar as oportunidades e superar as ameaças no ambiente interno ou externo.
Porém, nos tempos em que vivemos, pode chegar o momento, em que seja necessário promover a mudança na Cultura Organizacional. Esta mudança pode ser ocasionada por necessidades globais, necessidades mercadológicas, processos de fusões, incorporações ou outros.
Mudar a Cultura Organizacional, não é simples, é um processo, extremamente delicado, que precisa ser estruturado, planejado, identificando todas as fases e ações, que ocorrerão no tecido organizacional. Novamente, o papel dos líderes torna-se fundamental para entender e internalizar o seu papel na mudança e estruturar, preparar, engajar, comunicar suas equipes no novo modelo de cultura da organização. A Cultura Organizacional e Gestão são questões fundamentais para o exercício da liderança.