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Cultura da Inovação

Nos últimos anos, assistimos o desaparecimento ou a diminuição assustadora de organizações que dominaram, por décadas, os seus mercados e o aparecimento de organizações totalmente diferenciadas e porque não dizer, inéditas aos modelos de negócios existentes.

Hoje, entendemos, que o século XX é o século das inovações e o século XXI o século das transformações.

Todo o cenário está baseado em mudanças constantes, provocadas por inovações, que desafiam o modelo tradicional e linear de negócios e gestão.  Muitas organizações falam em Cultura da Inovação, vivendo dentro de um modelo hierarquizado e conservador, claro, que esta combinação não passa nem por perto de uma empresa inovadora e estas organizações falham ou vivem em um cenário de  batalhas  para permanecerem vivas.

Uma empresa baseada na Cultura da Inovação tem um processo de decisão descentralizado, tem líderes com autonomia, comunicação fluída e circular e passam por processos de avaliação e melhorias contínuas.

Nestas organizações,  o foco são as pessoas, as competências e os processos surpreendentes, elas preparam os líderes para liderar e inspirar as pessoas,  os processos, os problemas, a pressão, de modo, que sejam seguros e confiantes para adotar soluções e tomar decisões dentro de um cenário de erros aceitáveis.

Quando falamos em líderes em empresas inovadoras, temos o cenário propício para encontra-los, uma vez que o ambiente de autonomia, baseado na liberdade para novas propostas e ideias, forjam os líderes, que conseguem destacar-se ao semear a visão, missão, valores e propósitos da organização.

A comunicação é fluída e circula por todo ambiente organizacional, informação, novidades, conhecimentos são trocados continuamente e a cultura do feedback faz parte do processo. Todos sabem o cenário que estão atravessando, seja de oportunidades ou de ameaças e as equipes conversam entre si, na busca constante por soluções e resultados.

A Cultura está  baseada no jeito como as pessoas  atuam no ambiente oganizacional; uma organização inovadora, cria, inova, muda, cocria continuamente e visualiza os erros e as falhas como uma proposta de melhorias constantes, numa jornada robusta de ação e reação rápidas e muitas vezes profundas, pois isto faz parte do seu DNA.

No mundo atual, não é muito saudável para as organizações não se decidirem por uma Cultura da Inovação ou melhor não há alternativa, vivemos o período das inovações e o mercado pede organizações que pensem fora da caixa, que consigam integrar propósito, consumo e funcionalidade e navegar por cenários ainda não imaginados.

O processo da Cultura da Inovação precisa estar focado, alinhado com a visão organizacional e quando falamos em implementá-lo, as organizações precisam seguir um processo e algumas etapas:

  • Diagnóstico Organizacional;
  • Plano de Comunicação
  •  Desenvolvimento da Liderança, Coaching de Liderança;
  • Mapa de Perfil, através do Assessment e PDI;
  • Estabelecer o Time de Patrocinadores Internos;
  • Formação de Facilitadores  Internos;
  • Suporte a Gestão de Pessoas para compatibilizar seus subsistemas com a Cultura de Inovação;
  • Programa de Reconhecimento Interno;
  • Treinamentos, Palestras e Workshops.
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