Objetivo
Desenvolver o modelo de Gestão por Competências onde estará definido e formalizado as competências individuais que a Organização utilizará para trabalhar as ações de Gestão Estratégica de Pessoas: Recrutamento e Seleção, Avaliação do Desempenho, Dimensionamento do Headcount, Treinamento e Desenvolvimento, Sistema de Remuneração Fixa, Variável, Sistema de Reconhecimento e Recompensa, Gestão de Carreira e Sucessão.
O objetivo é entender o estado atual da Organização e do Capital Humano, mapear e avaliar as competências, desenvolver as competências, avaliar o empenho, desempenho e resultados, reconhecer e recompensar resultados individuais e coletivos que impactam a expansão Organizacional.
Processos
- Diagnóstico Organizacional e de Capital Humano
- Capital Humano Ágil e Competências
- Conceito de Competências Organizacionais, Individuais e Coletivas
- Avaliação de Desempenho, Avaliação de Competências e Resultados
- Uma Gestão de Capital Humano baseada em Competências
- Hard e Soft Skills
- Entendo a importância do Mapeamento das Competências
- Competências Técnicas, Conceituais e Comportamentais
- Dimensionamento das Competências: comuns a todos e específicas do Cargo e Funções
- Alinhamento coma estratégia organizacional
- Perfil das Competências
- Modelo de Gestão por Competências
- Mapeamento das pessoas no Modelo de Competências
- Gaps de competências individuais e coletivas
- Programa de Desenvolvimento das competências individuais e coletivas
- Competências na área de Aquisição de Talentos
- Competências no Planejamento de Carreira e Plano de Sucessão
- Competências na Remuneração Estratégica – reconhecimento e recompensa
- Competências empenho, desempenho e resultados – avaliar os resultados
- Modelando o Comportamento Organizacional e Humano
Benefícios
- Desenvolver as competências que a Organização precisa para crescer.
- Melhorias nos subsistemas de Capital Humano da Organização, com o foco centrado em pessoas.
- Contribuir e otimizar a aplicação do capital humano da Organização.
- Fortalecer as competências individuais para que juntas formem as competências coletivas que o crescimento no mundo ágil precisa.
Resultados
- A implantação do Modelo de Gestão Por Competências é capaz de otimizar processos, melhorar os resultados uma vez que as competências identificadas são claras, monitoráveis e utilizadas e o que traz benefícios para as pessoas, para as equipes e principalmente para a valorização do capital humano da Organização.
- Redução dos custos com o processo de atração de pessoas.
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Menor rotatividade, redução do turnover, substituições constantes dos profissionais.
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Aumento da motivação e produtividade e envolvimento nos processos.
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Diminuição dos riscos trabalhistas.
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Vincular as competências aos objetivos e aos valores organizacionais.
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Usar as competências para fortalecer a entrega de valor dos subsistemas de Capital Humano para o cliente interno.