Objetivo
Desenvolver um modelo de Gestão de Desempenho por Competências para a Organização que possibilite alinhar as competências e os resultados, onde seja possível identificar, avaliar e mensurar as competências e os resultados requeridos com os resultados obtidos e tomar as decisões necessárias para uma evolução focada em desenvolvimento estratégico do Capital Humano como difrencial competitivo e resultados organizacionais
O processo olha os resultados e os projetos por equipe, as competências indiividuais, o processo de comunicação e feedback.
Processos
- Assessorar o processo de criação, desenvolvimento e implementação do Programa de Gestão de Desempenho por Competências para a Organização, envolvendo desde a Sensibilização e ações para a identificação mapeamento e avaliação das Competências Organizacionais, das áreas e individuaiis até a construção do Modelo de Gestão de Desempenho e do Sistema de Avaliação de Desempenho da Organização, a saber:
- Identificação Organizacional
- Objetivos do projeto
- Benefícios
- Papéis e Responsabilidades
- Sensibilização dos Grupos envolvidos e trilha de desenvolvimento das ações
- Estabelecimento das Competências
- Agrupamento dos Cargos e Desdobramento das Competências
- Elaboração do Modelo de Avaliação de Desempenho
- Elaboração do Manual do Programa
- Construção do processo de Avaliação do Desempenho
- Plano de Desenvolvimento Individual
- Desenho do impacto e aplicações nos subsistemas de RH
- Formação dos Facilitadores internos
- Assessoria no Plano de Mudança e Comunicação
- Acompanhamento da implementação
- Mensurar resultados e ações
- Trabalho pontuais de ações de melhorias decorrentes das inovações e ações do mercado ágil e em evolução constante.
Benefícios
- Definir as competências necessárias para o presente e para a jornada de futuro da Organização e impactar os processos de atrair, desenvolver e reter o capital humano e também mensurar a contribuição para os resultados.
- Fomentar a Cultura do Mérito na Organização
- Fortalecer a Comunicação clara e objetiva entre líder e liderado
- Definir as expectiativas de desempenho: individual, equipe e Organização para atender os Objetivos Estratégicos, Táticos e Operacionais
- Conceituar de forma clara o desempenho requerido e o desempenho entregue
- Fortalecer a Cultura de uma Organização de Aprendizagem contínua
- Fortalecer a relação entre remuneração, reconhecimento, recompensa e resultados
- Favorecer a satisfação e aumentar a motivação das pessoas, contribuindo para o Clima Organizacional,
- Otimizar os planos de ações das pessoas
- Estabelecer o poder compartilhado e o envolvimento das pessoas, autonomia, colaboração e trabalho em equipe
- Desenvolver uma liderança de alto nível que entende de pessoas, competências e ações para resultados extraordinários
- Definir, mapear e reconhecer as variáveis e contribuição para a performance
- Estabelecer de forma clara e objetiva o que a organização espera de cada pessoa
- Identificar as entregas e resultados
- Abastecer o pipeline de competências individuais e coletivas, assertivamente
- Alinhar as competências Organizacionais e Individuais
- Capacitar, treinar e desenvolver pessoas otimizando o investimento no produto e serviço certo
Resultados
A Organização conhece as competências das suas pessoas, as necessidades de melhorias e a forma estratégica de abastecer e dar base aos subsistemas de RH. Fortalecimento da Cultura, melhoria do Clima e a obtenção dos resultados. Afinal uma Organização de Alto Desempenho é aquela que conhece as suas competências, as competências do seu capital humano, determinam com clareza seus objetivos e resultados e tem uma liderança capaz de dar a visão estratégica e de uma execução de excelência com foco e disciplina, que trata seu capital humano como valor, seus clientes com foco nas suas necessidades reais e ressoam para o ecossistema como uma marca admirada por seu pensamento estratégico e pelos seus resultados globais.
A Organização terá uma ferramenta importante de:
- desenvolvimento pessoal
- de foco e desenvolvimento do negócio
- de gestão de pessoas
- de gestão da liderança
- de tomada de decisão
A Gestão do Desempenho colabora com outras atividades importantes da Organização:
- Plano sucessão
- Posições Chave
- Plano de Desenvolvimento
- Gestão da Remuneração
- Plano retenção de talentos
- Avaliação Global do Quadro de Competências
- Perfis de melhores desempenho para o recrutamento.