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Estratégia Organizacional e de Capital Humano andam juntas.

Há muitos anos atuando na área de de Desenvolvimento Organizacional e Humano e acabei por conhecer e vivenciar muitas estratégias que dão muito certo em algumas organizações e dão muito errado em outras.

Por quê isto acontece?

Que tal começarmos considerando que as Organizações assim como o seu Capital Humano são únicos e que precisam de doses diferentes de especialidades, projetos, tecnologias para Atrair, Desenolver, Reter e Desconectar pessoas?

Primeiro, vamos buscar, um senso comum do que seja estratégia, no contexto organizacional:

Estratégia Organizacional é a melhor conexão do Planejamento Estratégico e da Execução Memorável para atingir os resultados acordados, com o melhor uso do tempo e menor custo para atender a Visão Organizacional.

E o alinhamento pode ser entendido como o engajamento de toda a organização, Estrutura, Processos e Pessoas à sua ideologia central, aos seus objetivos para realizar a Missão e atingir a Visão de longo prazo, sustentada por seus valores.

Porém, algumas organizações sofrem de uma doença chamada  “desalinhamento“.   Desenham um extraordinário Plano Estratégico e não definem um execução estratégica ou são especialistas em executar sem definir um bom Planejamento Estratégico e além disto, esbarram na ausência de transformação comportamental, o que gera uma liderança despreparada e uma Gestão do Capital Humano que vive à margem da Estratégia Organizacional, enfim, há uma desconexão entre a estratégia, práticas e pessoas.

Se pensarmos que as organizações obtém o seu diferencial competitivo por meio das suas pessoas e do conjunto das suas entregas e que o Capital Humano é a soma dos conhecimentos, das habilidades, das atitudes, dos valores e do entorno organizacional e que este capital possa estar desconectado da estratégia organizacional e da ideologia central ou que não há uma visão compartilhada dos objetivos da organização, que ficam restritos aos Comitês Executivos, então, já podemos entender um dos principais motivos do desalinhamento Organizacional.

As organizações muitas vezes são ótimas em todos os quesitos, mas, não sabem fazer a conexão da Estratégia Organizacional com a Estratégia do Capital Humano, assim sendo, não sabem o que fazer com as pessoas e assim vão para qualquer lugar, quando o assunto é Atração, Desenvolvimento e Retenção do Capital Humano, o seu diferencial competitivo, quando atende aos resultados.

O RH nestas organizações ainda é tradicional,  de mindset fixo e ações operacionais, trata as pessoas como recursos ou custos e trabalha com o ranço do antigo Departamento Pessoal e na superfície rasa da área tática de Desenvolvimento Humano.  O pior  cenário: não se acham empossados ou comprometidos  da sua missão essencial  que é assessorar os líderes na execução da estratégia organizacional por meio das pessoas e trazer especialidades, ferramentas e tecnologias que ajudem a estratégia de Capital Humano da Organização. Digo, empossado, pois, também. depende do aval da alta liderança organizacional e da assimilação e propagação desta missão pelo líder de Capital Humano.

É  importante, internalizar que as organizações são as pessoas, e, que estas pessoas sentem, ouvem, falam, percebem, entendem, conhecem e desempenham diversos papéis: na empresa, nos clientes internos e externos, na família, nas afiliações sociais, em momentos e ciclos de evolução diferentes.

É fundamental entender que o melhor potencial individual unido ao melhor potencial coletivo, é o que faz o caminhar junto, é o que alimenta, realimenta e constrói maneiras diferenciadas de transpor as limitações da organização e chegar mais rápido a resultados extraordinários.

O sucesso competitivo está relacionado com o melhor uso da sabedoria humana, do talento traduzido em forma de competências e novas habilidades e na compreensão organizacional fluída, no que diz respeito a estratégia, missão, valores, objetivos, recursos, ou seja, o melhor engajamento capital, pessoas e sociedade.

conhecimento organizacional (coletivo) e o autoconhecimento dos profissionais são os componentes de uma poderosa estratégia para trilhar as competências técnicas e relacionais e os comportamentos desejados, acelerar resultados e conquistar a excelência organizacional.

Nos dias de hoje, as organizações de alta performance, desenvolvem pessoas, líderes e equipes, de maneira mais ágil, que pode ser traduzida em uma proposta de valor robusta para atingir os resultados e já compreenderam há algum tempo, que movimentar pessoas, conquistar ou perder capital intelectual, não é um impacto tão fácil de ser absorvido, como mudar equipamentos, tecnologias e sistemas.

Diante do desafio, de alinhar a Estratégia Organizacional e a Estratégia de Capital Humano para ofertar experiências diferenciadas para os clientes, interagir com a sociedade, com prazos de respostas, cada vez mais rápidos e ofertar valor, as áreas de Capital Humano buscam por metodologias, ferramentas e especialidade de desenvolvimento humano, que facilitem esta conexão.Porém, tudo deve ser tratado na esfera única daquela Organização para ter resultados positivos e não acumular projetos de insucesso.

A construção de uma Cultura de Desenvolvimento Humano é uma das alternativas que possibilita as organizações  trilharem o caminho para o crescimento, alinhando  a estratégia organizacional às pessoas, possibilitando o desenvolvimento mindset empreendedor, gestão por competências, desempenho e papéis, aprendizagem e feedback contínuo, fomento das inovações e estruturas, processos e pessoas conectadas energizadas, que são as variáveis, que possibilitam a estratégia acontecer.

Em que andar está a sua Organização com relação a Estratégia de Capital Humano?

Para fazer o diagnóstico se há alinhamento entre a ideologia central da Organização e das pessoas, basta responder e entender as respostas as perguntas:

Qual o alinhamento do seu plano estratégico Organizacional com a estratégida de gestão de  pessoas?

Como está posicionada a área de Capital Humano com relação a tomada de decisão estratégica ?

Ajuda a construir a estratégia, dá sugestão para desenvolver a competitividade por meio das pessoas? É parceira dos Líderes e Gestores de Pessoas? Entende de Planejamento, Execução, Negócios e Resultados? Ou é um feudo departamental dentro da caixa, que fala em custos e entrega indicadores que não vão a lugar nenhum?

Como está a Comunicação Interna? Compartilhada e transparente, todos conhecem a Missão, os Objetivos e tem planos de ação inspirados na Visão Organizacional?

Como está o Clima Organizacional? Suas pessoas são felizes, vestem a camisa, colaborativas, engajadas ou são estressadas, individualistas, neuróticas, intolerantes ao erro?

Como estão seus resultados? Como está a sua Liderança, entregam resultados ou se explicam?

Como está organizado o processo de movimentações internas? Como as pessoas se sentem honestamente?

Como está sendo tratado o seu diferencial competitivo de resultados, que são as pessoas: como massa organizacional ou como um conjunto de competências individuais que formam equipes de alta performance e se sentem valorizadas?

O quanto a capacidade de inovar, a autonomia e o pratogonizado é valorizada?

Internamente as áreas são redes colaborativas ou estruturas rígidas e fechadas?

Enfim, “conheça como sua organização  trabalha com pessoas, que descobrirá o que motiva os seus resultados atuais”.

ERIKA A. ROSSI

Graduada em Administração de Empresas, especialista em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, possui também formações e treinamentos em Gestão Planejamento Estratégico, Subsistemas de Recursos Humanos, Master Business Executive Coach, Practitioner em PNL, Gestão Comportamental. Erika atuou na liderança de projetos e pessoas em expressivas organizações nacionais e multinacionais, num trabalho de mais de duas décadas, conectando Planejamento Estratégico Organizacional, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Diretora do Nicho de Coaching Corporativo e Expansão & Regionais da ABRAP Coaching – Associação Brasileira dos Profissionais de Coaching. Hoje, atua diretora da EAR Consultoria de Desenvolvimento Organizacional e Humano especializada em desenvolvimento de projetos, treinamentos, workshops e palestras na área de Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Negócios, Planejamento Estratégico, Liderança, Gestão Comportamental, Educação Corporativa, Mentoria de Carreira e de Recursos Humanos e Business Executive Coaching. Também é coautora do livro “Coaching Empresarial” da Editora Leader e atua como criadora e/ou assessora de projetos e eventos para a transformação comportamental de Organizações e Pessoas, entre eles Startup Coaching, 1º. Congresso de RH do Sul e Sudeste do Pará.

Coautora da metodologia Sensibilização Organizacional, onde o nosso trabalho é realizado para facilitar a transformação comportamental das pessoas. Quanto mais pessoas tiverem a capacidade de vivenciar o autoconhecimento, o autodesenvolvimento, a autoestima e a autoliderança, maior é a oportunidade de termos uma humanidade onde a sabedoria humana é o projeto de sucesso, impactando a transformação que queremos no Mundo.

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