John Kotter

“Como fazer as pessoas mudarem? Não é por meio de estratégia, estrutura, cultura ou sistema. Tudo isso é importante. Mas o núcleo da questão envolve uma mudança de comportamento, e ela só ocorre quando se fala ao coração das pessoas.”

Ajudamos você e sua Organização de forma mais eficaz por meio das pessoas.

EAR Consultoria

Origem da Gestão Comportamental

  • A Teoria Comportamental foca os problemas organizacionais a partir do enfoque das Ciências Comportamental e está fundamentada no comportamento individual do ser humano. Pilares:
  • Conhecer as “necessidade humanas” para compreensão dos comportamentos;
  • Compreender a “ Motivação” para melhorar a vida  organizacional e resultados.
  • No campo motivação apoia-se nos estudos de Maslow e Herzberg.
  • O início foi em 1950 nos Estados Unidos, uma visão sobre pessoas e seus comportamentos.
  • Também o olhar sobre as Teorias da Administração Clássica Divisão Trabalho, Comando, Tempo e Produtividade. A Científica, Gestão e Execução,  Gestor e  Colaborador. A Escola das Relações Humanas com foco nas pessoas e suas necessidades psicológicas conexão do grupo para produtividade individual.
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MASLOW & HERZBERG - 1950

▪Maslow criou a Teoria das Necessidades Humanas, que é representada em uma pirâmide

Herzberg , por  sua vez dividiu  as necessidades em 2 Grupos baseados nos fatores de trabalho. 

Fatores Ambientais

(Fisiológicas, Segurança,

Social – pagamento,

segurança. Ambiente).

Fatores de Satisfação

( Autoestima, Auto- Realização – reconhecimento, valorização,

potencial, competências, realização

METODOLOGIA DISC - 1928 aos dias atuais

  • O psicólogo Dr. William Moulton Marston (1893-1947), realizou pesquisas com grupos de indivíduos, estudando o comportamento padrão, sob a influência interna e externa e criou o modelo DISC, acrônimo de:
  • (DOMINANCE)/DOMINÂNCIA
  • (INFLUENCE)/INFLUÊNCIA,
  • (STEADNESS)/ESTABILIDADE
  • (CONSCIENTIOUSNESS)CONFORMIDADE.
  • A partir da combinação das duas dimensões: a interna (referente à percepção do poder pessoal no ambiente) e a externa (percepção da favorabilidade do ambiente), que surgiam os quatro perfis comportamentais da Metodologia DISC.
  • Segundo Marston em seu livro “As Emoções das Pessoas Normais, de 1928”, “se deve desistir de definir as emoções que são conflitantes e voltar as raízes do comportamento biologicamente eficiente e achar as emoções simples e normais que estão guardadas lá.”
  •  Após a morte do seu criador, passou a ser utilizada em grande escala na área organizacional para compreender e desenvolver os perfis dos profissionais, se tornando a ” Linguagem Universal do Comportamento Humano”.

CONCEITOS IMPORTANTES

É o conjunto das ações e reações que observamos numa pessoa ou como uma pessoa age ou reage diante a uma situação sob variáveis iguais a outras pessoas. O comportamento é uma relação entre um estímulo do ambiente e uma ação em reposta do organismo. (Estímulo – Resposta).

Porque vivemos a transformação da força de trabalho e do ambiente de trabalho e não é possível fazer a transformação digital sem entender do comportamento humano e suas necessidades. 

 Compreender o comportamento  permite estabelecer a melhor estratégia para os relacionamentos e comunicações entre as pessoas e assim ter negociações, produtividade e resultados mais expressivos. 

Entender como os indivíduos agem e reagem, diante de situações iguais facilita a adaptação comportamental e fica muito mais simples solicitar e entregar uma tarefa, negociar um projeto, despertar os motivadores comportamentais, não fazer o que as pessoas não gostam, etc.  

O CENÁRIO DE GESTÃO DE PESSOAS E CAPITAL HUMANO

  • Sabemos que a Gestão de Pessoas e a Gestão de uma área de Capital Humano são fatores decisivos para uma Organização obter o diferencial competitivo por meio das  pessoas.
  • Pessoas abrigam a alma da Organização, as suas competências individuais, o potencial de conhecimento, criação, motivação e produtividade.
  • Uma Organização de alta performance é aquela que é preferida como empregadora, como fornecedora, como parceira e pelos investidores;
  • Aquela que cuida bem do seu capital humano para ele cuidar bem dos seus clientes e que recebe  como aplauso o sucesso e os resultados.

Hoje as Organizações  precisam facilitar a  transformação dos  comportamentos para responder  às mudanças estratégicas do mercado, recrutar, selecionar, capacitar, desenvolver, reter para competir num globalizado, formar as competências do hoje e a trilha de conhecimento e competência  para o futuro, identificar e trazer tecnologias, ferramentas e propostas de desenvolvimento organizacional e humano para propiciar uma gestão de pessoas estratégia, ágil e ressonante com a Organização, diminuir custos, reter talentos e aumentar a produtividade, aplicar de forma inteligente a diversidade, desenvolver uma educação corporativa que fale  com a Organização.

A PLATAFORMA DE GESTÃO COMPORTAMENTAL

  • A plataforma de Gestão Comportamental foi desenvolvida para otimizar, agilizar e ajudar a  transformar os resultados dos negócios por meio da compreensão do  comportamento das pessoas e usando os conhecimentos para facilitar a colaboração e engajamento no cotidiano.   
  • O grande desafio e a maior oportunidade das Organizações é encontrar a pessoa para o ambiente certo e formar equipes que possam trabalhar juntas, usando o melhor dos comportamentos, conhecimentos e talentos e o aprofundamento no entendimento do comportamento humano ajuda a resolver essa equação.
  • Entender os motivadores comportamentais, de carreira e pessoais ajuda no planejamento e gestão de carreiras e no desenvolvimento da aprendizagem e competências, respeitando a singularidade humana e ajudando a formação de equipes multidisciplinares e de auto e alta performance.
  •  São mais de 40 ferramentas de autoconhecimento, autodesenvolvimento, autoestima e autoliderança, plano de desenvolvimento, validação do plano de ação individual entre outros
  • Relatórios de Mapeamento de Perfil Comportamental baseados na Metodologia DISC com gráficos e direcionamento para o desenvolvimento pessoal e professional.
  • Possibilidade de obter o feedback 360o, que ajuda a enxergar os pontos cegos, a percepção do outro e propiciar ações para melhorias.
  • Conhecer as competências comportamentais individuais e das equipes propiciando assertividade nos processos de atração, capacitação, design das equipes  para alta performance.
  • A combinação da pesquisa DISC com outros assessments de metodologias consagradas faz surgir a melhor estratégia de relacionamento e comunicação que a Organização precisa para facilitar o papel de Gestão de Pessoas dos líderes e as ações colaborativas de cada profissional da equipe, facilitando as mudanças e as transformações os processos e projetos dos subsistemas de Capital Humano. 

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